Guia do Usuário
APRESENTAÇÃO
Nesse "Guia", você encontrará informações executivas para o uso apropriado do Painel Fomento em ciência, tecnologia e inovação, que, dentre outras funções, viabiliza a transparência ativa de dados do fomento científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Será possível a visualização dos dados atualizados e históricos – com geração de gráficos e tabelas – do Conselho a partir de diferentes recortes, por exemplo, linhas de fomento, árvore do conhecimento, modalidades, instituições, origem dos recursos, sexo e, ainda, cor ou raça.
Ressalta-se que os dados estão disponíveis a partir do ano de 2005 até a atualidade, periodicidade coincidente com o período histórico a partir do qual as tecnologias da informação permitiram o registro sustentado dos dados oriundos da política científica desenvolvida no CNPq, sobretudo, via implementação da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC).
Este manual apresenta Nota Metodológica com o objetivo de evidenciar as escolhas metodológicas da coleta, fonte e apresentação dos dados dispostos no Painel. Possui caráter iminentemente prático ao assegurar a correta interpretação da distribuição dos dados, assim como promover a acurácia das possíveis interpretações advindas da base de informações à disposição da comunidade científica, tecnológica e inovadora no país.
Com o lançamento do novo Painel Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação, o CNPq dá um passo significativo rumo à transparência e acessibilidade de suas ações. Além de oferecer um conhecimento preciso sobre as políticas de fomento científico, tecnológico e inovador, tanto em sua dimensão histórica quanto em suas iniciativas atuais, o painel agora conta com recursos aprimorados para garantir a inclusão de todos os usuários.
A nova versão foi desenvolvida com funcionalidades que permitem a leitura dos dados por leitores de tela, tornando as informações acessíveis para pessoas com deficiência visual. Além disso, a ferramenta conta com opções de personalização de cores, adaptando-se a diferentes tipos de limitações visuais, como daltonismo. Essas melhorias garantem que um público ainda mais amplo possa acessar e interpretar os dados de forma eficaz.
Por fim, essa entrega fortalece a transparência ativa do CNPq, fornecendo uma base de dados essencial para a formulação de políticas públicas fundamentadas em evidências – um pilar fundamental para o avanço, a qualidade e o aprofundamento da democracia no Brasil.
ÍNDICE
- Selecionar Métrica
- Escolher Dimensão
- Menu superior e Botões
- Gráficos e Visualização
- Nota Metodológica
- Fonte e forma de coleta dos dados apresentados
- Período de coleta dos dados
- Categorias dos dados
Funcionalidades
1. Selecionar Métrica: Escolha a informação a ser exibida, como:
·
Quantidade de Beneficiários/Ano
· Quantidade de Bolsa/Ano
· Quantidade de Auxílio/Ano
· Valor investido em Reais (R$)
· Valor investido em Dólares (US$)
1.1. Ao selecionar uma métrica, como "Quantidade de Auxílio/Ano", todo o painel será atualizado para refletir os dados de acordo com a métrica escolhida. Isso garante uma análise focada e personalizada, permitindo que o usuário visualize as informações de forma mais direcionada e estratégica.
2.
Escolher Dimensão: Possibilita a segmentação dos dados de acordo com categorias específicas, como:
· Origem do Recurso
· Linha de Fomento
· Grande Área
· Área
· Modalidade
· Programa
· Instituição
· País
· Região
· Unidade Federativa
· Cidade
· Sexo
· Cor ou Raça
2.1. Distribuição das dimensões apresentadas.
Origem do Recurso - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a origem dos recursos utilizados. As fontes de recursos utilizados pelo CNPq são as seguintes:
· CNPq;
· FNDCT;
· Outras.
Linha de Fomento - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com as categorias gerais de investimento. As linhas de fomento são divididas em:
· Apoio à Cooperação Científica;
· Apoio à Divulgação Científica e Popularização da Ciência;
· Apoio à Projetos de Pesquisa;
· Bolsas de Formação e de Pesquisadore.
Grande Área - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com as Grandes Áreas do conhecimento estabelecida pela Tabela de Áreas de Conhecimento do CNPq. As grandes áreas são divididas em:
· Ciências Agrárias;
· Engenharias;
· Ciências Biológicas;
· Ciências Humanas;
· Ciências da Saúde;
· Ciências Sociais Aplicadas;
· Ciências Exatas e da Terra;
· Linguística, Letras e Artes.
Área - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com as áreas do conhecimento estabelecidas pela Tabela de Áreas de Conhecimento do CNPq.
Modalidade - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com as modalidades de bolsas e auxílios ofertadas pelo CNPq. As concessões do CNPq são divididas nas seguintes modalidades:
· Aperfeiçoamento/Treinamento;
· Doutorado Sanduíche Empresarial;
· Apoio à Capacitação Institucional/PCI;
· Doutorado Sanduíche no Exterior;
· Apoio à Difusão do Conhecimento Especialista Visitante;
· Apoio à Editoração;
· Estágio no Exterior;
· Apoio à Especialista Visitante;
· Extensão no País;
· Apoio à Estágio/Treinamento no Exterior;
· Fixação de Doutores/Recém-Doutor;
· Apoio à Estágio/Treinamento no País;
· Fixação de Recursos Humanos;
· Apoio a Núcleos de Excelência;
· Graduação Sanduíche no Exterior;
· Apoio ao Desenvolvimento de C&T e à Competitividade;
· Iniciação ao Extensionismo;
· Apoio Técnico à Pesquisa;
· Iniciação Científica;
· Apoio Técnico em Extensão no País;
· Iniciação Científica Júnior;
· Atração de Jovens Talentos;
· Iniciação Tecnológica;
· Auxílio Pesquisa;
· Iniciação Tecnológica em TIC’s;
· Auxílio Pesquisador Visitante;
· Mestrado;
· Auxílio Projeto Conjunto de Pesquisa;
· Mestrado Profissional no Exterior;
· Bolsa de Divulgação e Disseminação Científica;
· Participação em Eventos;
· Capacitação Institucional/PCI;
· Pesquisador Avaliador;
· Des. Tecn. e Inovação Sênior no Exterior em TIC’s;
· Pesquisador Visitante;
· Des. Tecn. e Inovação Júnior no Exterior em TIC’s;
· Pesquisador Visitante Especial;
· Desenvolvimento Científico da Metrologia Nacional;
· Pós-Doutorado;
· Desenvolvimento Científico Regional;
· Pós-Doutorado Empresarial;
· Desenvolvimento Tecnológico e Industrial;
· Pós-Doutorado no Exterior;
· Desenvolvimento Tecnológico em TIC’s;
· Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora;
· Doutorado
· Produtividade em Pesquisa;
· Doutorado no Exterior;
· Promoção de Eventos Científicos.
Programa - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com Programas de CT&I atendidos pelo CNPq.
Instituição - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com as instituições beneficiarias de concessões do CNPq.
País - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com o país de destino da concessão.
Região - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a região geográfica brasileira de destinodaconcessão.
Unidade Federativa (UF) - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a unidade federativa de destino da concessão.
Cidade - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a cidade de destino da concessão.
Sexo - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina a apresentação visual dos dados, de acordo com o sexo declarado pelos beneficiários da concessão junto à Receita Federal.
· Feminino;
· Masculino;
· Não informado.
Cor ou Raça - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a cor ou raça declaradas pelos beneficiáriosda concessão por meio do Currículo Lattes.
· Amarela;
· Branca;
· Indígena;
· Parda;
· Preta;
· Não desejo declarar.
2.2. Ao selecionar uma dimensão, todo o painel será atualizado para refletir os dados conforme a dimensão escolhida. Isso permite ao usuário visualizar diferentes perspectivas das informações, facilitando análises comparativas e detalhadas.
3.1. Botão “Extrator de Dados”:
Ao acessar o botão "Extrator de Dados", o usuário será redirecionado para uma página onde poderá aplicar diversos filtros para personalizar a extração das informações desejadas. É obrigatório selecionar apenas um ano antes de prosseguir com a extração dos dados.
3.2. Botão “PDF” (Exportar a visualização para PDF):
Ao clicar no botão "PDF", o painel exporta a visualização atual para um arquivo no formato PDF, permitindo que o usuário salve ou imprima as informações exibidas.
Configuração Recomendada para Melhor Qualidade na Geração do PDF
3.3. Botão “PNG”: Exportar a visualização para PNG (imagem):
Ao clicar no botão "PNG", o painel exporta a visualização atual para um arquivo no formato de imagem (PNG), permitindo que o usuário salve ou imprima as informações exibidas.
3.4. Botão “Filtro”:
O botão "Filtro" permite ao usuário selecionar critérios específicos para a exibição dos dados no painel. Ao clicar nele, um menu será exibido com diversas opções de filtragem, possibilitando uma análise mais detalhada conforme a necessidade do usuário.
Obs: Ao aplicá-lo, o filtro será refletido em todo o painel, garantindo que todas as visualizações e métricas exibam informações conforme os critérios escolhidos.
3.5. Botão “Limpar Filtro”:
O botão "Limpar Filtro" remove todas as seleções aplicadas, restaurando o painel para a exibição padrão, sem restrições. Isso permite visualizar os dados em sua totalidade antes de aplicar novos filtros.
4. Gráficos e Visualização: O painel permite visualizar os dados em formato de gráficos de barras, linhas, pizza, mapas interativos e tabelas.
4.1. Gráficos de Linha e Valores Totais
· Cada gráfico exibe uma das métricas disponíveis, permitindo que você acompanhe sua evolução de 2005 até o ano atual, com a exibição dos valores totais dos anos.
· Ao passar o cursor do mouse sobre a linha ou ao clicar em um ano específico, você verá o valor total da métrica para aquele ano.
4.2. Gráficos de Barras
4.2.1. É possível visualizar por Ano ou por Dimensão, conforme a necessidade do usuário.
· Gráfico (Ano): Apresenta a evolução de cada métrica ao longo dos anos de forma clara e intuitiva.
· Gráfico (Dimensão): Permite comparar o total distribuído entre os diferentes valores da dimensão selecionada, que pode ser escalonada pelos dados "Sexo" ou "Cor ou Raça".
4.3. Gráfico Geográfico
4.4. Gráfico Sexo - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina a apresentação visual dos dados, de acordo com o sexo declarado pelos beneficiários da concessão junto à Receita Federal. Os dados completos são distribuídos nas opções:
· Feminino;
· Masculino;
· Não informado.
4.5. Gráfico Cor ou Raça (Pizza) - Apresenta os investimentos em fomento do CNPq e determina o eixo horizontal da apresentação visual dos dados, de acordo com a cor ou raça declaradas pelos beneficiáriosda concessão por meio do Currículo Lattes. Os dados completos são distribuídos nas opções:
· Amarela;
· Branca;
· Indígena;
· Parda;
· Preta;
· Não desejo declarar.
NOTA METODOLÓGICA
Esta subseção possui o objetivo de demonstrar as opções metodológicas quando da elaboração do Painel Fomento em ciência, tecnologia e inovação do CNPq. Assim, busca ofertar um quadro amplo para a correta interpretação dos dados apresentados, bem como otimizar a leitura pelos seus usuários.
Fonte e forma de coleta dos dados apresentados
Os dados apresentados nos gráficos e tabelas são apurados junto às fontes internas do CNPq, sobretudo, na Plataforma Integrada Carlos Chagas, responsável pela operacionalização do fomento científico, tecnológico e inovador do órgão.
Período de coleta dos dados
É importante que os usuários estejam atentos para o fato de que os dados são coletados mensalmente junto às fontes internas do CNPq, portanto as médias de apresentação dos gráficos e tabelas sofrem alterações, conforme a alimentação da base de dados.
Categorias dos dados
Linhas de Fomento
É importante que os usuários estejam atentos para o fato de que os dados são coletados mensalmente junto às fontes internas do CNPq, portanto as médias de apresentação dos gráficos e tabelas sofrem alterações no ano corrente, conforme a alimentação da base dedados.
Grande Área
Agrega as diversas Áreas do Conhecimento em virtude, especialmente, de seus objetos, opções metodológicas, enfoques e etc. Constitui-se no primeiro nível de divisão da Tabelado Conhecimento.
Área
Constitui-se no segundo nível de distribuição da Tabela do Conhecimento sendo reconhecida, maiormente, pela divisão por disciplinas do saber. Em documentos correntes na política científica nacional é reconhecida também pela nomenclatura de “áreas básicas”.
Modalidade
Trata-se propriamente do arranjo das categorias que compõem o portfólio de entregas do CNPq, sejam elas, bolsas individuais de formação no País (Mestrado e Doutorado, por exemplo) ou no Exterior (Doutorado Pleno no Exterior), Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora (Extensão no País e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, por exemplo) ou mesmo Auxílio à Pesquisa (recursos concedidos no âmbito de projeto aprovado e apoiado em diferentes Chamadas Públicas no órgão).
Para detalhes a respeito de Bolsas por Quota no País ver a Resolução Normativa 017/2006.
Para detalhes a respeito de Bolsas Individuais no País ver a Resolução Normativa 028/2015.
Para detalhes a respeito de Bolsas no Exterior ver a Resolução Normativa 007/2018.
Para detalhes a respeito de Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora ver a Resolução Normativa 015/2010.
Programa
As distintas modalidades compõem os Programas, que, em síntese, são constituídos por ações executadas sob o mesmo guarda-chuva de ações. Sob a denominação Programa temos ainda a cobertura, por exemplo, de Convênios e de Comissões. Trata-se de uma combinação de aspecto iminentemente prático e, sobretudo, interna ao CNPq.
Instituição
Este item retrata a instituição de vínculo do pesquisador apoiado pelo CNPq ou a instituição de destino dos bolsistas assistidos pelo órgão. Observe que, em regra, o Conselho apoia diretamente, em seus certames, os pesquisadores a partir de submissões individuais, porém há modalidades (Bolsas de Iniciação Científica, por exemplo) onde a Instituição constitui- se no nível inicial de entrada da solicitação por se tratar de Bolsas por Quotas no País.
Origem do Recurso
O CNPq opera com recursos próprios oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), contudo o mesmo executa - por meio de Termos de Execução Descentralizada, Acordos de Cooperação e Parcerias variadas - orçamentos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), de Ministérios (por exemplo, do Ministério da Saúde e do Ministério da Cultura) e de Empresas privadas. Para as duas últimas origens, os dados foram agrupados no Painel sob a denominação “Outras”.
Região
Trata-se da regionalização elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que subdivide o território nacional da República Federativa do Brasil em macrorregiões, quais sejam, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Unidade Federativa
Primeira divisão dos entes subnacionais da República Federativa do Brasil em 27 Estados e o Distrito Federal assim distribuídos: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins (Região Norte); Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Região Nordeste); Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste); Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
(Região Sul); Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (Região Sudeste).
Cidade
Reconhecida como município pela Constituição da República Federativa do Brasil trata-se da última divisão dos entes subnacionais. De acordo com o IBGE (2023), o Brasil possui o total de 5.568 municípios, neste universo ressalta-se que um Auxílio à Pesquisa pode ser concedido para um pesquisador localizado em uma determinada cidade (por exemplo, no Sudeste) e as bolsas concedidas no mesmo serem distribuídos por diferentes cidades, estados e macrorregiões do país.
País
Distribuição das categorias supracitadas por arranjos constituídos por um mesmo Território, Estado, Povo e Governo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (2023), instituição mundial da qual o Brasil é fundador e membro integrante, temos 193 (cento e noventa e três) países reconhecidos na atualidade.
Sexo
Os dados completos são distribuídos nas opções “feminino” e “masculino”.
Cor ou Raça
Os dados completos são distribuídos nas opções “amarela”, “branca”, “indígena”, “parda”, “preta” e “não desejo declarar”.